terça-feira, 23 de novembro de 2010

A decisão dos discípulos. Atos. 4. 1-19

Os discípulos de Jesus tiveram que tomar uma decisão, porque se não corriam o risco de ficar debaixo de ordens que não eram de Deus. Os discípulos tomaram uma decisão, em meio a perseguição e as provas. Decidiram que obedeceriam a Deus custe o que custar!

Tudo o que os homens exigirem de nós deve ser avaliado pela palavra, e se o que for exigido estiver em desacordo com a palavra de Deus deve ser desobedecido. A submissão às autoridades civis continua, mas a obediência deve ser somente a Deus. Se as leis dizem que não se deve disciplinar os filhos nem corrigi-los, fica-se com a palavra de Deus, e não com as leis do governo. O mesmo princípio vale para tudo o que contraria os ensinamentos da Bíblia.

Os três jovens companheiros de Daniel não obedeceram a ordem do rei de se prostrar perante a estátua de Nabucodonosor (Dn 3), e ao serem inquiridos pelo rei, responderam: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”. Decidiram morrer, mas não se submeteram a ordem do rei, porque era contrária a sua fé. Daniel, preferiu ser lançado na cova dos leões, mas não deixou um só momento de orar a seu Deus (Dn 6). Os apóstolos decidiram obedecer a Cristo a se submeterem às ordens dos políticos e religiosos da época (At 4.19).

A igreja se submete na terra ao que é material. Seus membros aprenderam a ter um coração submisso, mas sempre desobedecerão quando as leis criadas pelas autoridades entram em conflito com a lei maior, as leis de Deus. Essa é a nossa história. A igreja sobreviveu a dois mil anos de história, seguindo o rumo que Deus preparou pra ela.
Deixo um alerta a todos aqueles que vendem e mercadejam a igreja: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Co 3.17). Quem é esse santuário? Nosso corpo individual? O cristão como indivíduo é o templo de Deus, mas aqui Paulo está se referindo ao corpo de Cristo como congregação. A igreja tem um Deus que sai em sua defesa, e mesmo que a prisão ou a morte tentem calar a voz profética de Deus na terra, a igreja sobreviverá, porque Deus sai em sua defesa porque dela cuida!

“Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus?” (At 4.19).

A paz do Senhor.

sábado, 13 de novembro de 2010

Seja melhor que você mesmo.

Sempre houve uma competição entre as pessoas, seja na área profissional, social ou eclesiástica, para serem melhores, estarem melhores posicionadas etc. Estamos sempre “brigando” para sermos melhores que os outros, tentando ganhar destaque. O problema não é ser bom no que se faz, mas querer ser melhor do que os outros no que faz. Desde crianças somos ensinados a Ter um crescimento baseado no homem, onde somos treinados a sermos melhores do que os outros, fazer a melhor festa, tirar melhores notas etc. . Querer ser melhor no padrão humano pecaminoso é o pior padrão que se pode escolher. E todos os dias somos levados a esse referencial imposto pela mídia de uma forma geral. Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo” 1 Cor 11. 1. Ou seja: Se eu não estiver imitando a Cristo não seja meu imitador. O padrão é Cristo e sua palavra.


Vivemos apontando para os demais e isso muitas vezes, infelizmente é aplaudido: “ Você viu a saia que a Maria estava usando! O João, teve que entregar o carro porque isso ou aquilo!, Você viu o fulano foi promovido, Beltrano falou isso etc.”Reparamos, julgamos e pensamos que somos melhores ou piores que os outros. Isto não é a realidade. A realidade é que se você mentia ontem e hoje não mente mais, ou que bebia ontem e hoje não bebe mais, você esta melhor do que ontem em suas atitudes, isto sim é ser melhor. Da mesma forma que se você não bebia ontem e hoje esta bebendo, ou não falava palavrões e hoje você voltou a falar etc, isto é uma derrota.

Se a pessoa do lado fala palavrões e outra esta bebendo, fumando etc, e não esta preocupada nem um pouco com sua saúde física e espiritual; nos cabe orar e exortar com respeito, mas o importante é que algo em nós mudou e, baseado no que nós sentimos (e não os outros) você deve decidir o que é bom ou mau para você em Cristo. As vezes nos preocupamos tanto em ser melhor que os outros que esquecemos de ser melhor que a nós mesmo.
É bom tornar-se melhor a cada dia comparando-se a Cristo e a sua Palavra, comparando nossas atitudes com o dia de ontem. Assim devemos ser na nossa vida em tudo. Se você hoje trabalha na igreja ou na área secular, sempre haverá algo para melhorar.

Muitos estão usando a sua liberdade como bem entendem. Mas como eles a utilizam não importa para você, pois o que importa é a sua vida, o seu andar com Jesus, sua igreja, sua empresa etc. O maior propósito do crente é servir e não ser servido. Devemos servir sempre, em qualquer área. O nosso propósito é servir. Se mantiver esta regra em mente todos os dias, não importa o que aconteça, você estará se sentindo melhor, por ser melhor a cada dia. Quer ser melhor? Seja melhor para Deus. Pois agindo assim, estará ajudando seu proximo, sua família, seu trabalho e sua igreja.


A paz do Senhor a todos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os nobres de Beréia

Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobririamos serem uma grande mentira? Quantas vezes os cientistas dizem coisas que jamais conseguiram provar, e nos acreditamos? E quantos já afirmaram verdades que mais tardes seria descoberto que se tratava de um grande erro? A verdade Depende de nossas vivências, nosso conhecimento e não porque alguém disse. Cada pessoa possui sua própria verdade, e o que hoje acreditamos ser o correto, pode ser provado amanhã o contrário. Devemos ser honestos com nós mesmos.
Algumas mentiras nos mantém cegos em um círculo vicioso, em que não buscamos mais a pratica da verdade, mas acreditamos em tudo o que nos é dito. Devemos parar de temer a Verdade e busca-la, porque é nossa amiga e nossa aliada.


E por que alguns contam mentiras?
Porque tem medo de que a Verdade lhe faça ver coisas que desmoronariam as suas conjecturas. A Verdade não é propriedade de ninguém, e saber a Verdade é um direito de todos. Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade. João. 17.17. Esse foi um pedido de Jesus em oração a Deus. Jesus sabia que se eles se firmassem na palavra jamais seriam enganados. Porque uma das piores coisa que se pode acontecer a uma pessoa, é ela mentir para si mesmo. Que nós possamos ser como os crentes de Beréia: "Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Atos 17.11". Medite na palavra todos os dias, porque ela fala a verdade sobre nós, nossa família, nosso dia a dia etc.



A paz do Senhor a todos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mais que vencedores.

Atualmente, vemos um desanimo geral, pessoas sem perspectiva de conquistar em Cristo bênçãos para suas vidas. Os sonhos pouco a pouco vão sendo enterrados devido as dificuldades, perseguições e lutas do dia a dia. Muitos já nem crêem em mudanças em suas vidas. Até dentro das igrejas, vemos muitos irmãos que, ao longo da caminhada perderam a coragem, a intrepidez, a ousadia. Eles tem o Espírito Santo mas não buscam mais o seu poder. Muitos estão como espectadores, julgando-se fracassados, derrotados, cabisbaixos etc. Se você está assim, ou conhece alguém que esteja, grave o recado de Deus para esta situação.


Deus quer realizar maravilhas através de sua vida, mas para isso é preciso clamar a Deus, chamar a atenção de Deus, procurar tocar o coração de Deus, com seus louvores (não com murmuração), orações e súplicas e então, Deus agirá em seu favor. Quando Deus opera ninguém pode impedir o seu trabalhar, Jó disse: bem sei que tudo podes e nenhum dos seus propósitos pode ser impedido. Jó. 42.2. Mas, precisamos mudar algumas atitudes em relação a nossa vida, precisamos estar no Centro da Vontade de Deus, quando fazemos isso, Deus se compromete com nossa vida e as mudanças começam a acontecer."Ante que houvesse dia, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?", Isaias. 43. 13 Quando Deus age em nosso favor, ninguém pode impedi-lo. "Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?" Gênesis 18. 14 .


Vemos hoje em dia como nos tempos antigos, fatos querendo impedir o trabalhar de Deus, Deus tem um projeto para vida de seus filhos e para a sua igreja, e por mais que tentem não podem impedir. Não conseguiram antes e não vão conseguir hoje. Nada pode impedir o agir de Deus. Um gigante, chamado Golias, e um jovem chamado Davi, uma espada contra uma pedra. Na espada poder humano e força física, na pedrinha Fé e o poder de Deus em ação. Davi, matou o gigante, e o povo de Deus foi triunfante I Samuel 17. Três jovens hebreus, Sadraque, Mesaque e Abedenego, que, por não adorarem a imagem do rei Nabudonosor, foram jogados em uma fornalha de fogo ardente. Mas por servirem a Deus e não se curvarem diante da estatua do rei, Deus os livrou da morte, nem um fio de cabelo se queimou e os três jovens saíram vitoriosos Daniel 3. Poderiamos falar da travessia do mar vermelho de Daniel na cova dos leões etc.


Diante disso tudo nada, nem ninguém pode impedir o trabalhar de Deus.
Seja fiél a Deus, clame a Ele grite com a alma, agindo assim não há, gigante, fogo, mar, leão, nada que venha impedir que Jesus mude sua vida. Creia de todo o seu coração, Jesus o ama muito e tem planos maravilhosos para você. Não se conforme com a sua situação atual, vá em frente, no poder e na unção do Santo Espírito, e você conseguirá, em nome de Jesus, alcançar seus sonhos, suas vitórias e as bênçãos divinas. Esteja no centro da vontade de Deus, que Ele estará agindo em seu favor, não deixe que enterrem seus sonhos. Erga a cabeça lute, acredite na vitória, persevere, seja, mais que vencedor Romanos 8.37.


A paz do Senhor a todos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você já imaginou o quanto Deus te ama?

Você já imaginou o quanto Deus te ama?
Por melhor que seja sua compreensão da palavra, ou do seu relacionamento com as coisas espirituais. Você nem sequer começou a perceber como Jesus Cristo ama você. E também sequer imagina como Ele se sente ao sentir o seu amor por Ele. Deus construiu algo maravilhoso e Ele quer que você participe de tudo o que esta preparando para você compartilhar com Ele no céu.
È muito bom e uma alegria preparar uma surpresa para alguém que amamos. Deus só deu vislumbre das surpresas maravilhosas que esta preparando. "Na casa de meu pai tem muitas moradas e eu vou preparar lugar para vocês. E eu voltarei e os levarei comigo para que estejam onde eu estiver". João. 14. 1-3


Tudo o que esta relacionado ao nosso mundo de hoje é temporário, o que Deus preparou para seus filhos são eternos. "Nem olhos viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Cor. 2.9" Deus esta dizendo a nós: Ah! Como vai ser maravilhosa a recompensa que você vai receber! Vai valer a pena o esforço que já fez, toda pressão que suportou, todo o preço que pagou para ser fiel a sua palavra e escolher obedecer sua vontade. Deus jamais ficara em divida com alguém Ele irá recompensar acima e além do que poderíamos imaginar e merecer. "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus" Rm. 18,19.


Levará toda a eternidade para experimentar tudo o que Deus esta planejando para nós. Mas tudo isso depende de como for a nossa vida neste mundo. Como você vive hoje até certo ponto limita tudo o que Deus lhe dará alegremente como recompensa. Você vai colher acima e além de tudo o que semear, mas colherá de acordo com o que semear. Este fato torna importante compreender o papel do nosso estilo de vida. Torna importatante medirmos nossa vida segundo as medidas usadas por Deus.


O QUE É A SUA VIDA? A sua vida é um dom de Deus. Não importa quão difíceis são as circunstâncias, sua vida tem muito mais potencial do que imaginou. Ela está apenas começando, essa é a sua grande oportunidade, ela é sua para investir ou desperdiçar. Você pode fazer mais coisas significativas que jamais imaginou, não importa a idade, nunca é tarde para investir na eternidade. Uma vez criado é impossível deixar de existir. Não se trata apenas de uma questão de céu ou inferno, mas de tudo o que o céu pode ofertar a você. Suas decisões diárias tem conseqüências eternas e Deus não escolhe por você. Você é que deve fazer escolhas sabias. Sua vida futura esta em suas mãos.


O céu mantém o seu registro.
Nenhum registro é tão completo quanto o de Deus. O Cristão nunca esta só Sl. 34.7. No céu esta registrado em um livro o nome de cada crente, assim como também as suas obras. E de todos os seres humanos. "E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se UNS LIVROS; e abriu-se OUTRO LIVRO, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas NOS LIVROS, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Ap. 20.12-15.

"Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.
Talvez grande parte da sua já esta perdida, uma perda eterna. Todavia , algumas das suas decisões e atividades tiveram um valor tremendo aos olhos de Deus. A vida é composta mais do que de dias, semanas e anos. A perspectiva de Deus sobre a vida é muito diferente da nossa perspectiva humana. "Há todavia uma coisa amados, que não deveis esquecer: que um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia 2 Pe. 3.8."
O" não deveis esquecer" de Deus em 2 Pedro 3.8 nos alerta para um grande perigo ou seja: Estamos rodeados de uma cultura secular que, antes de nos darmos conta, começamos a avaliar as pessoas, atividades e a própria vida pelos padrões desse mundo. A palavra deve ser nosso mediador sempre, pois èla veio do padrão do céu para nossas vidas. A cada dia peço a Deus que me ajude a ser melhor.


Que Deus em Cristo abençoe a todos.