quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ser Pastor – Qual o sentido desta frase?


Rev. Jairo Monteiro: 
http://www.plox.com.br/caderno/gospel/ser-pastor-%E2%80%93-qual-o-sentido-desta-frase

Ser Pastor! Uma afirmação tão pequena, mas repleta de significado!
Ser pastor é muito mais que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja. Muito além de professor. Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto. É a resposta a um chamado e não a uma decisão de vida. Ser pastor é sentir paixão pelas pessoas que não conhecem a Cristo. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve a repartir as boas-novas com ele(a). É pensar no marido desta irmã, no filho daquela outra, nos vizinhos da igreja, nos garotos da rua. Ser pastor é tudo fazer para conseguir ganhar almas para Cristo. Ser pastor é festejar a festa da igreja. É alegrar-se com a alegria daquele que conquista um novo emprego, daquele que se gradua na faculdade, daquele que recebe a chave da casa própria ou alta do hospital. Ser pastor é ter o brilho da alegria ao ver a felicidade de um casal apaixonado, ao ver o sucesso na vida cristã de um(a) jovem consagrado(a); é festejar a conversão de um familiar de alguém da igreja por quem há tempos se vinha orando. É se alegrar com a volta daquele(a) que se afastou e não lhe pesando a cruz, mas ajudando a carrega-la.
Ser pastor é desejar o bem querendo apenas a felicidade de participar da hora feliz. Mas ser pastor também é chorar. Chorar pela ingratidão dos homens. Chorar porque muitas vezes há aqueles que nos perseguem, criticam-nos, levantam falso contra a igreja e contra nós. É chorar com os que choram, unindo-nos ao enlutado que perdeu um ente querido, é dar o ombro para o entristecido pela perda de um amor, é ser a companhia do solitário, é ouvir a mesma história uma porção de vezes por parte do carente. Ser pastor é não ter outro interesse senão o de pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo. É saber dizer não quando o coração diz sim. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado deste ou desta, em detrimento dos outros(as). Ser pastor é ser pai. É disciplinar com carinho e amor ou com a firmeza da vara e da correção. É obedecer à Bíblia, não aos homens.
Ser pastor é ser justo. Ser pastor é saber dizer não, quando a emoção manda dizer sim; é ter a consciência de não ser sempre popular, principalmente quando tiver que tomar decisões pesadas e difíceis. Por outro lado, saber ser humilde quando a bênção de Deus o honrar diante do rebanho e diante do mundo. Os erros são nossos, mas a glória é de Deus. Ser pastor é socorrer ao necessitado no horário da necessidade. Ser pastor é não medir esforços pela paz. É pacificar pais e filhos, maridos e esposas, sogros e genros, irmãos e irmãs. Ser pastor é sofrer o dano, o dolo, a injustiça, confiando n’Aquele que é o galardoador dos que o buscam. Ser pastor é dar a camisa quando lhe pedem a blusa, andar duas milhas quando o obrigam a uma, dar a outra face quando esbofeteado. Ser pastor é estar pronto para a solidão. É manter-se no Santo dos Santos de joelhos dobrados, obtendo a solução para os problemas insolúveis. Ser pastor é ser sacerdote, mantendo sigilo no coração, mantendo em segredo o que precisa continuar sendo segredo, e repartir com as pessoas certas aquilo que é “repartível”.
Ser pastor é muitas vezes não ser convidado para uma festa, não ser informado de uma notícia, ou ser deixado de fora de um evento, e ainda assim manter a postura, a educação e o polimento. Ser pastor é ser profeta, tornar o seu púlpito “uma espada de dois gumes”, afiada, proclamando aos quatro ventos a salvação e a santificação do povo de Deus. Ser pastor é ser marido e ser pai. É fazer de seu ministério motivo de louvor dentro e fora de casa.  É orgulhar-se de ser pai, alegrar-se de ser esposo. Ser pastor é pedir perdão. Se os pastores fossem super-homens, Deus daria a tarefa pastoral aos anjos, mas preferiram fazer de pecadores convertidos os líderes do Seu rebanho, pois, sendo humanos, poderiam mostrar aos demais que é possível ser uma bênção. Mas, quando pecarem, saberem pedir perdão. A humildade é uma chave que abre todas as portas, até as portas emperradas dos corações decepcionados.
Ser pastor é crer quando todos descrêem. Saber esperar com confiança, saber transmitir otimismo e força de vontade. Ser pastor é ver o lado bom da questão, é vislumbrar uma saída quando todos imaginam que é o fim do túnel. Ser pastor é contagiar, e não contaminar. Ser pastor é inovar, é renovar, é oferecer-se como sacrifício em prol da vontade de Deus.
Ser pastor é fazer o povo caminhar mais feliz, mais contente, é fazer a igreja acreditar que o impossível é possível. As guerras não são ganhas com armas, mas com palavras, e as do pastor são as palavras de Deus, portanto, invencíveis. Ser pastor é saber envelhecer com dignidade, sem perder a jovialidade. É ser amigo dos jovens e companheiro dos adultos. 
Ser pastor é saber contar cada dia do ministério como uma pérola na coroa de sua história. Ser pastor é ser companhia desejada, querida, esperada. É saber calar-se quando o silêncio for a frase mais contundente, e falar quando todos precisarem ouvir. Ser pastor é saber viver. Ser pastor é saber morrer. E quando morrer, deixar em sua lápide dizeres que expressem na mente de suas ovelhas o que Paulo quis dizer, quando estava para partir: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”. Ser pastor é deixar uma picada na floresta, para que outros encontrem o caminho para o Reino do Senhor. Ser pastor é fazer com que os filhos e os filhos dos filhos tenham um legado, talvez não de propriedades, dinheiro ou riquezas, mas o legado do patriarca da família, daquele que viveu e ensinou o que é ser um pastor.
Eu sou pastor.
Obrigado, Senhor!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Deus é mentiroso?

"Sai da tua terra, da tua parentela, da casa dos teus pais, para uma terra que eu te mostrarei. Eu estarei contigo ao longo do caminho. Tu serás uma bênção. Eu farei de ti uma grande nação. Eu te abençoarei na terra aonde tu fores." Gênesis 12:1,2

Como é difícil ler a Palavra de Deus, e encontrar promessas de que, aquele que for obediente prosperará, quando na realidade você vê muitos que não obedecem a Palavra, cada vez mais rico, sem doenças etc. Também é frustrante ao ligar a televisão, e ver e ouvir mais promessas de que, se fizer um propósito de fé, que sempre envolve dinheiro,  conseguira cura, ir bem na empresa, no matrimonio, que seus filhos vão ser libertos das drogas etc, ou seja: compre a sua benção. A bíblia diz que, Abrão saiu de sua terra, e descobriu que ao chegar na terra onde Deus havia prometido, não havia bênção nenhuma!. A terra estava deserta, e havia uma grande fome. Aquele servo do Senhor obediente a Palavra, lutou, tentou sobreviver, mas não conseguiu nada, sua família estava passando fome, e em determinado momento teve que tomar uma decisão muito difícil: descer para o Egito. Porque nesta terra sim, havia abundância de pão, prosperidade, essa terra com certeza era abençoada.
Abrão quando olhou para o Egito não entendeu e poderia Ter pensado: Como é que pode um povo desobediente que serve um deus falso ter essa prosperidade, e eu que sou obediente ao Deus poderoso e verdadeiro, estou passando necessidade? Abrão tinha todos os motivos para dizer: "Deus mentiu. Deus falhou comigo. Eu deixei a casa dos meus pais, acreditei, e estou aqui passando fome. "Onde estão as promessas de Deus?". Os egípcios que não têm um Deus que promete bênçãos, têm abundância de pão. Para eles não falta emprego, roupa. Os filhos deles estudam nas melhores escolas, universidades, podem viajar, ter carro do ano etc. E eu, o homem de fé, que acreditou nas promessas, passando fome nesta terra? "Onde está a promessa divina?"


Talvez você seja alguém que teve que deixar, sua terra, sua parentela, amigos e abandonou tudo por causa de Jesus e hoje esta desempregado? A enfermidade entre sua família? Seus negócios vão mal e de repente você olha para aqueles que não querem saber de Deus, que vivem apenas para os prazeres, que exploram e abusam dos outros, são desonestos e prosperam e têm tudo que querem? Eles não têm o Deus Todo Poderoso que nós temos. E onde está o seu Deus? Onde estão as bênçãos da terra prometida? Onde estão? De repente dá vontade de desistir, de largar tudo, de ir embora, ou então, dá vontade de se aproximar lentamente da terra do Egito. Afinal de contas temos que comer, temos que educar nossos filhos, a velhice esta chegando, e já que Deus parece não responder às nossas orações, já que Deus promete bênçãos mas não podemos vê-las, nem tocá-las, já que o Egito oferece tanta coisa, porque não ceder? E lentamente começamos a nos aproximar do Egito. Só que para prosperar no Egito, tem que mentir, roubar, ser desonesto, explorar o próximo. O Egito não tem moral e para poder vencer tem que usar: a mentira, a falsidade, a desonestidade, enfim. Abrão desceu ao Egito e logo que chegou começou uma mudança em seu comportamento. Pensou que se dissesse que Sara era sua esposa, os egípcios seriam capazes de matá-lo para ficar com ela. Então ele usou as armas do Egito, mentiu e enganou. Disse que Sara era sua irmã. Assim, o homem que largou tudo na sua terra para seguir um Deus de princípios, lutando pela sobrevivência, começava a manchar-se no Egito. Você percebeu? Quando se perde a confiança em Deus, porque parece que Ele demora em cumprir Suas promessas, a covardia e a mentira começam a envolver a vida dos que largam tudo pela fé. Quando a fé de Abrão foi atingida pela dúvida, ele afundou. Você não tem idéia até onde pode afundar quando larga o braço poderoso de Jesus. Ele é o seu sustento.

Mas nesta vida muitas vezes você será assaltado pela dúvida. As promessas divinas aparentemente tardarão em se cumprir. Um dia, um leproso chamado Naamã, buscou o profeta de Deus para ser curado e o profeta lhe ordenou: "...Vai, mergulha sete vezes no Jordão..." (II Reis 5:10). Loucura! Naamã precisava de médico, de remédio e não de mergulhar num rio! Na sua terra havia rios, melhores e mais limpos. Por que teria que andar tanto para mergulhar no rio Jordão? Mas a ordem divina era: "Mergulhe sete vezes." E ele mergulhou uma vez, nada! Duas vezes, nada! Seis, nada! Já estava para desistir, quando um servo disse: "Meu Senhor, já mergulhou seis vezes, custa mergulhar só mais esta vez?" Então ele mergulhou, pela sétima vez e quando saiu da água, estava curado da lepra. Você esta se sentindo como Naamã ou como Abrão, prestes a desistir? Não desista, Ele é Deus, o Todo Poderoso. Ele pode demorar, mas não falha. Davi disse: "Fui moço, e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Salmos 37:25). As provas estão difíceis e não consegue mais suportar? não suporta o desprezo das pessoas? A injustiça do mundo? Os seus sonhos frustrados e desfeitos? Espere um pouco mais. O mundo não rirá a vida toda de você. Pode ser que hoje você esteja desanimado e se sentindo um lixo, e passando muitas dificuldades, mas do outro lado há um novo horizonte, há uma terra onde há abundância de leite e mel. É para lá que você está indo, não desanime. Isso tudo vai ficar pode demorar mais uns anos, não sei, mas todos nós teremos que nos encontrar com Deus. Por isso Agarre-se a Deus, Grite, tire forças do poder de Deus e caminhe com fé e otimismo.

Quando tinha 99 anos, o Senhor Deus lhe apareceu e disse: "...Eu sou o Deus Todo-poderoso: anda na minha presença, e sê perfeito." (Gênesis 17:1)
Aos noventa e nove anos, depois de ter passado por momentos dolorosos de provações, desanimo e muitas vezes quedas, talvez Abrão se perguntasse: "Valeu a pena ter largado a minha terra, ter deixado tudo? Valeu a pena ter abandonado tudo para seguir a Deus se não consegui cumprir nada, se falhei, se caí, se errei, se traí, se menti? Valeu a pena ter um dia entrado na igreja, ter me batizado se nunca pude cumprir o que se espera de mim? Valeu a pena? " Mais Deus está dizendo: "Filho, tu serás perfeito se aprenderes a andar Comigo."


Neste momento, a mão invisível de Deus quer tocar a sua vida, libertá-lo da culpa e você pode sentir-se feliz, perdoado, transformado. Não importa se você, na intenção de sobreviver, misturou-se com o Egito, mentiu, enganou, roubou. Não importa se, no afã de querer fazer o certo se frustrou e hoje se sente um derrotado. Hoje o Senhor Jesus Se apresenta e como a Abrão lhe diz: Filho, "anda na minha presença, e sê perfeito.".Em Gênesis 17:1,2, 10 e 11: "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor, e disse-lhe: Eu Sou o Deus Todo-poderoso: anda na minha presença, e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti, e te multiplicarei extraordinariamente. Deus disse: eu vou cumprir as promessas, mas preciso estabelecer com você o meu pacto. E Deus estabeleceu o pacto da circuncisão com ele. O pacto que Deus quer estabelecer com Seu povo no Novo Testamento, toma outra forma. Hoje, o Senhor Jesus apresenta-Se diante de você e lhe diz: "Filho, estou disposto a te ajudar. Não importa o seu passado, seu presente ou seu futuro. Quero ser o Seu Deus e que você seja Meu filho. Acredite que Deus esta no controle de tudo, e que no fim assim como Abraão dará tudo certo. Respondendo a pergunta do titulo! Deus é verdadeiro basta ver que até nos dias de hoje as maiores religiões tem Abraão como pai da fé. E em Abraão as nossas famílias são benditas. Mas e o fim de Abraão será que foi benção? 

Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado. Gênesis. 24. 1 ” 


"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? Números. 23. 19"

Que Deus abençoe a todos em Nome de Jesus.