terça-feira, 19 de julho de 2011

Humildade

A humildade é o fundamento de todas as virtudes.

O orgulho: Princípio de trevas.
Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado; soberba. É o sentimento de grandeza existente no íntimo de cada ser. Falsa realidade.
A humildade: Princípio de luz.
Virtude que conduz o indivíduo à consciência das suas limitações.
A humildade é um princípio que, quando semeado em nosso coração, nos diz a verdade exata a nosso respeito. Todo sábio é humilde, porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber. Humildade é uma virtude cristã, oposta à soberba, vivida ensinada e recomendada por Jesus Cristo.

No Antigo Testamento fala-se muitas vezes em humilhar no sentido de oprimir, derrotar, abusar etc. No Novo Testamento Jesus dá-nos diversas recomendações sobre a humildade, virtude que se opõe ao orgulho.

Há opção pelo orgulho começou com Lúcifer e por isso foi expulso do céu, depois ele mesmo trabalhou no coração de Adão e Eva. Naquela ocasião Eva, tentada pela serpente, comeu o fruto proibido, porque no seu coração instalou-se o desejo a soberba, e deu a Adão. E como Deus fez com Satanás eles também foram expulsos do Paraíso. Para eles no momento de comer o fruto o Ter valia mais que o ser. Sempre que alguém quer saber algo a nosso respeito, não nos perguntam o que somos, mas sim o que temos. Contudo, observe a mudança de comportamento de algumas pessoas que, repentinamente são escolhidas para ocupar uma posição de destaque. Geralmente o orgulho e a soberba assomam-lhe à cabeça. Já não tratam mais os seus como antigamente. Conforme vamos adquirindo mais bens, mais ainda vamos desejando. A insaciabilidade dos desejos humanos induz-nos a procurar sempre mais. A riqueza ou a busca dela e  a saciedade, acaba torturando a maioria dos seres viventes. Aliado à posse de bens materiais, há o medo: seremos roubados, não teremos o que comer etc. “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico não o deixa dormir. (Eclesiaste. 5. 12)."

Simplicidade ou falta de recursos financeiros, nem sempre é sinal de humildade. Os pobres não necessariamente são humildes, ao vermos uma pessoa mal vestida, de semblante sofrido e modo simples de se vestir, dizemos que essa pessoa é humilde. Contudo, o exterior nem sempre revela com segurança o interior. É preciso verificar a essência de sua alma. Quando Jesus falava dos pobres de espírito, Ele se referia à humildade, pois há muitos pobres que invejam os ricos, de modo que eles são mais orgulhosos do que aqueles que possuem recursos financeiros em abundância. O VERDADEIRO HUMILDE NÃO IMPORTA SABER QUEM É CONTRA OU A FAVOR, SE VAI SER PISADO OU MASSACRADO, MAS SIMPLESMENTE ATENDE A UM CHAMADO DA VÓZ DE DEUS E SEGUE O SEU CAMINHO COM UMA FÉ INQUEBRANTÁVEL. Sendo rico ou pobre.

Jesus Cristo, deu-nos o exemplo dessa virtude, chegando a ponto de ordenar que amássemos os próprios inimigos. "Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus......Mateus. 5. 43-48" Dentre os seus vários ensinamentos Jesus também disse: aquele que se não se converterdes e não vos fizerdes como crianças de modo nenhum entrareis no reino dos céus” Mateus. 18. 1-4. Se fazer como a uma criança, é evocar com firmeza o símbolo da humildade e da simplicidade. Não adianta conhecer profundamente a teologia e as mais altas concepções filosóficas, se não nos fizermos humildes como as crianças. Uma criança não sabe o que é ter, em sua essência, porque éla depende de outro. Jesus deixou claro que devemos nos desprender dos bens materiais. Aquele que construir o seu caminho, seguindo os exemplos de Cristo, terá como recompensa as bem-aventuranças do reino de Deus. Precisamos cumprir fielmente as determinações de nossa consciência para com Deus com humildade. O humilde procura sempre servir o outro, como Cristo nos ensinou. Não nos iludamos com a subida inesperada do orgulhoso e as vantagens das aparências. Estejamos firmes, atendendo às determinações da vontade de Deus a nosso respeito. As vezes vão pisar, falar mal da sua vida, mas não importa, Deus sempre vai exaltar quem se humilhar e ira humilhar quem se exaltar.
Temos que ter a convicção que nessa vida é melhor doar, do que alguém lhe tirar. É melhor servir do que ser servido.


Que Deus possa abençoar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.