quarta-feira, 21 de julho de 2010

Esperança em meio as dificuldades da vida.

Salmo 62. 1 Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.

O que fazer, se a vida parece sempre uma rotina massacrante? Aonde ir quando perdemos a motivação de viver e tudo nos parece sombrio e sem graça?
Esperança cristã não significa apenas um tipo de expectativa com relação ao futuro. Ela é o ingrediente que dá sentido a nossa vida presente. É ela que tira, de nossos dias rotineiros, as sombras da incerteza e deixa brilhar o sol da alegria. Fazer da esperança apenas uma possibilidade futura é torná-la simplesmente um desejo ou anseio ou expectativa, mas não, a certeza de algo real.
Ela é a certeza de que Deus tem um lugar preparado para nós, quando a história deste mundo chegar a seu final, mas também é a certeza de que ele está presente em nossa vida, hoje, dando sentido à vida e trazendo plenitude e paz ao coração, embora tudo pareça escuro e a vida esteja rodeada por uma montanha de dificuldades. Isto nos leva à conclusão de que a esperança está intimamente relacionada com a fé. I Pedro 1:5 Afirma "...sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé..."

É impossível para uma pessoa que não tem fé, poder ter esperança. A fé é o que gera a esperança. Fé, é confiança em Deus. Mas para poder confiar em alguém, você precisa conhecer esse alguém. Para conhecer é necessário conviver. Você não poderá nunca exercitar a fé se não for a Jesus do jeito que estiver, levando a Ele suas dúvidas e incredulidades. Ele é o autor da fé. Você precisa ir a Ele e cair aos Seus pés depondo seu egoísmo, suas fraquezas, seus defeitos, suas incredulidades etc. Mais eu não consigo crer! Vá a Cristo mesmo assim. Mais eu tenho um coração duro! Vá a Jesus, como o pai daquele menino endemoninhado, Jesus"... Ajuda-me na minha falta de fé." Marcos 9:24. Sabe o que ele estava querendo dizer? Senhor, meu jeito de crer é imperfeito, sou duro, tenho perdido a fé em tudo, mas preciso de Ti porque está tudo confuso na minha vida. Meu coração está vazio, meu lar está caindo aos pedaços, meus negócios estão indo à falência, não posso relacionar-me bem com as pessoas, estou sozinho, preciso de Ti, ajuda-me na minha incredulidade.
Só a fé nos ajudará a manter viva a chama da esperança quando tudo parece escuro em nossa vida. E olhe para sua volta. Assista os noticiários está tudo saturado de miséria, tristeza, desonestidade e violência. Às vezes, nos sentimos revoltados quando a injustiça vence a justiça. Há esperança cria em você a certeza de que, apesar do mundo estar sendo consumido pelas chamas da loucura humana, você está seguro nos braços de Jesus. Não importa o que suceda hoje ou amanhã, Deus está cuidando de você. Isso é a esperança cristã. Mas para isso eu preciso me entregar a Jesus.

Você está atravessando um momento difícil em sua vida? Sente que suas forças estão se esgotando e que não resistirá por muito mais tempo? Deus finalmente expulsará a dor e o sofrimento de sua vida. Mas enquanto esse dia não chegar, você não está sozinho. Jesus está aí com você. Seu sofrimento tem sentido, porque finalmente você sairá mais maduro dessa situação. A esperança do cristão tem que ver com a vida. Não existe nada melhor que a esperança para dar sentido à vida. Deus nos deu a vida quando nos criou e quando no Calvário, a morte pareceu ter vencido, o Pai nos deu a ressurreição na vida de Seu Filho. Ele tirou daquela tumba a luz da esperança, Ele transformou aquela humilhação em glória, aquela agonia em forças renovadas. Deus é o fundamento da nossa esperança. Por isso você pode sair das sombras do temor e do pessimismo, para um novo dia ao lado de Jesus.
Romanos 8:38 e 39: "Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

Que a Paz do Senhor esteja com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.