domingo, 31 de outubro de 2010

Dizimos

Antes da Lei nós não encontramos em nenhuma parte das escrituras uma ordem direta sobre os dizimos, porem Abrão em GN.14.18-20; Hb.7.4 quando encontrou com Melquisedeque, esse Rei de salem, abençoou Abrão, o qual lhe deu os dízimos do despojos, mas não vemos um pedido ou uma ordem de Melquisedeque. Abrão deu por gratidão. Em Gn.28.10-22, Jaco quando fugia de Esaú parou para descansar etc..e disse: "Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir.....e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto.....e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo". Um voto feito sem ordem de ninguém, mas voluntário por gratidão por voltar em paz etc. Em Ex. 25. 1-9 se fala de oferta voluntária para o tabernáculo e não obrigatória. Em Ex. 32. 25-29 ouve a separação dos levitas para o Senhor quando eles mataram seus irmãos etc. sob a ordem de Moisés. Os levitas foram separados para cuidar das coisas sagradas, eles não teriam direito a herança Deut.8,9; Nm 1.47-54. Por não ter direito a herança, Deus agora coloca o dízimo como lei em Nm.18. 20-24. Deus quando enviou seu filho Jesus, para nos resgatar do pecado e da morte, Ele veio para cumprir a lei e trazer de volta entre ouras coisas, o ofertar e dízimar pela fé, não por obrigação, mas sim por gratidão a tudo o que Deus fez, e faz por nós. Crente não pode ser chamado de ladrão por não dizimar, e também não é regra para salvação. Leia o texto e contexto de Malaquias sobre a Lei e sobre a graça, não podemos usar esses textos para pretexto. Nós pela Fé e gratidão podemos dar a Deus se quiser, todo o salário, nosso carro, nossa casa etc, Atos. 4. 32-35, mas tem que ser pela fé não por pressão. Qual é a função da igreja aqui na terra? Reflita sobre isso.
Aquele que sabe o bem que deve fazer e não o faz comete pecado Tg.4.17. O meu povo se perde por lhe faltar conhecimento."CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARÁ".




Que Deus abençoe a todos.

2 comentários:

  1. Nós pela Fé e gratidão podemos dar a Deus se quiser, todo o salário, nosso carro, nossa casa etc,
    Qual é a função da igreja aqui na terra?
    Lógico que é receber tudo!
    Como vcs acham que o Edir Macedo conseguiu sua fortuna?
    TUDO PRO BOLSO DO PASTOR!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor a todos.

    Essa postagem é um esclarecimento de como as escrituras retratam os dizimos e ofertas de uma forma bem simples.

    "Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o
    depositou aos pés dos apóstolos".Atos. 4.32-35

    As escrituras mostram que, o dizimar e o ofertar a Deus tem que ser pela fé, seja o que for. Em atos dos apostolos os discipulos de Cristo, traziam aos pés dos apostolos suas ofertas porque tinham fé. E tudo o que era recebido era repartido com todos os que tinham necessidades.

    Quando digo que pela fé podemos dar o salario carro etc. estava me referindo a atos. Notem que tambem ali havia transparência em tudo, tanto que no capitulo seguinte vemos ananias e safira mentindo sobre isso e sendo reprovados.

    Em relação a função da igreja aqui na terra com certeza essa função é pregar o evangelho, mas Paulo disse que ninguém milita a própria custa. Como eu já disse: os dízimos tem regras quanto ao seu uso, mas infelizmente ninguém esta se importando.

    Infelizmente alguns usam da fé dos outros como um meio de arrecadar dinheiro, e usam mal o que as pessoas dizimam ou ofertam. Não cabe a mim, julgar nem pastores, nem denominação alguma.

    Os crentes devem sim fazer uma avaliação em tudo. Jesus disse: "meu povo perece por lhe faltar conhecimento"

    Que Deus abençoe a todos vocês. A paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.