terça-feira, 24 de maio de 2011

Doutrina de Deus e os Costumes dos homens.

“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)

O ensinamento doutrinário na igreja deve estar de acordo com a Bíblia. O que não estiver nas Sagradas Escrituras, não pode ser considerado como “Doutrina”. Por isso não devemos ser cegos ao crer, pois se o que cremos estiver errado, estaremos ensinando mentiras e desviando verdades. O apóstolo Paulo afirmou: “Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8). Sendo assim, o que está na Bíblia deve ser observado e respeitado. E o que não está na Bíblia, ou seja, outro evangelho, deve ser anátema (traduzindo: expulso do nosso meio). É o que nos ensina a Palavra de Deus!. Porém, infelizmente há pessoas que confundem doutrina com usos e costumes. Doutrina é o que está na Bíblia. Usos e Costumes são dogmas, tradições de uma cultura local, de um povo ou nação. Por exemplo: a uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam: ouvir rádio; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem algum; o casal de namorado não podia andar nem de mãos dadas! Calça jeans era sinal de fraqueza espiritual e a pessoa estava prestes a sair da igreja. E além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu! Pergunta: Onde foram parar estas “doutrinas”? Não eram de Deus? E se eram, porque acabaram?? Se não eram de Deus, porque permaneceram por tanto tempo, suspendendo e excluindo irmãos da igreja?? Acabaram, porque não passavam de doutrinas de homens! "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas TODAS PERECEM PELO USO, SEGUNDO OS PRECEITOS E DOUTRINAS DOS HOMENS; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade fingida, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". Colossenses 2: 20-23. Paulo adverte aos Colossenses que todas essas doutrinas dos homens perecem! “Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens”. (1 Coríntios 7:23)

Um exemplo bíblico dos que viviam na doutrina dos homens está em Marcos 7:1-8. Veja o que Jesus disse nesta passagem:  “Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, GUARDANDO A TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. (Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos) Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando DOUTRINAS QUE SÃO PRECEITOS DE HOMENS”. (Mc. 7. 1-8). Jesus chama de hipócritas, como já havia profetizado Isaías, aqueles que, ao invés de seguirem o mandamento de Deus, que está na Bíblia, seguem tradições, costumes impostos pelos homens. Aliás, se voce é um leitor assíduo das Escrituras, vai notar nos evangelhos, que os escribas, fariseus, hipócritas eram conhecidos pela roupa! Isso mesmo! Queriam sempre mostrar boa aparência exterior: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia”.(Mateus 23:27). Jesus nunca se vestiu de maneira especial para mostrar que era o Filho de Deus, MAS AGIA DE FORMA SANTA. Para Judas o identificar dentre os outros, teve que lhe dar um beijo, senão os homens não saberiam qual era. A santidade de Jesus não estava em roupas, mas em amor e sinceridade! Se as pessoas querem seguir esses costumes é decisão de cada um, mas muitos que seguem estes costumes de homens, julgam e condenam todos os outros que não acompanham suas tradições. “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”. Romanos 14:4,5.

Jamais devemos julgar nosso próximo por motivo algum. Seja por dogmas da igreja, costumes de roupas, e demais coisas de homens, que não se encontram nas Escrituras. As roupas, desde o tempo de Jesus aos dias atuais, mudaram muito. Se houvesse alguma doutrina bíblica específica sobre roupas, teríamos que usar túnicas, mantos etc.. Roupas sociais foram inventadas muito tempo depois de Jesus. Muitas igrejas que pregam sobre roupas usam como apoio, interpretando erroneamente Efésios 4:17:“Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade do seu sentido”.
Mas será que este “andar” desse versículo trata de roupas? Essa VAIDADE trata das vestes apenas? Paulo fala da "...vaidade do seu sentido...", e não da vaidade das vestes! Efésios 25 ao 32 diz:  “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...Irai-vos, e não pequeis...não deis lugar ao diabo...Aquele que furtava, não furte mais...Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.” Você percebeu que o “andar” de que fala a Bíblia, trata do caráter, e não do exterior do homem. Que a "vaidade" não se trata apenas das roupas, mas da integridade do cristão. NÂO ESTOU DEFENDENDO ROUPAS INDECENTES, mas como fica quem não usa o que é indecente?! Estará em pecado porque não adota uma regra? Observe que entre essas pessoas que pregam doutrinas de roupas e julgam os outros a sempre: malícias, contendas, invejas, fofocas, confusões, que são fruto dos julgamentos a que vivem acusando o próximo, ao invés do amor. A Bíblia nos ensina a amar e orar pelo irmão, ao invés de julgar. Precisamos sim vestir-se decentemente, para fazer a obra de Deus, e mostrar como é errado julgar segunda a aparência. "Não julgueis segundo a aparência, mas sim pela reta justiça". (João7:24). Se a pessoa quer ir fazer a obra de túnica ou de terno ou uma roupa que seja decente quem somos nós para julga-la.
Muitas pessoas pensam que venceremos o inimigo, com armaduras exteriores. Mas Efésios 6:10 nos ensina a vestir a Armadura de Deus, ou seja, Armadura Espiritual. Quanto a você ter uma posição diferente, isso é entre você e Deus. Porém, não julgue que seu irmão tenha que ser igual a você. A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos ensina a identificar o verdadeiro servo de Deus, aquele que realmente é discípulo do Senhor Jesus. Quer saber qual un desses versículos? É fácil. Está em João 13:35: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

Muitos pregadores ensinam "doutrinas de roupa", baseados em Deuteronômio 22:5 "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus". Se baseiam para sustentar suas idéias e poucas pessoas se dão o trabalho de ler o restante dos versículos. Ninguém pode pegar um versículo isolado e fazer de doutrina. A bíblia toda se completa, sem confusão, sem contradição, Então leia o que diz os versículos que seguem logo depois que diz sobre traje de homem e de mulher: "Quando edificares uma casa nova, farás no teu telhado um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair". Deuteronômio 22:8) Algum destes pregadores ensinam também esse versículo? ele vem logo depois do que fala sobre os trajes! Constroem eles parapeitos nas suas casas? Estão eles em pecado? O versículo 12: "Porás franjas nos quatro cantos da tua manta, com que te cobrires". Onde estão as mantas destes pregadores? Estão eles sem santificação? Amados irmãos, Jesus disse: "Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus". (Mateus 22:29). Não podemos concordar jamais com os liberalismos que existem por aí, e fazer a obra de Deus de qualquer maneira. Mas não existe roupas  femininas que sejam decente seja calça, saia, vestido? Será que o radicalismo de proibir a mulher de usar algo que não seja indecente, não esta inevertendo os valores, e isso salva alguém? Notem que quem sofre muito mais mais com isso são as mulheres. Alguns líderes suspendem e até excluem irmãs da igreja, com suas doutrinas de roupa, mas não disciplinam as que causam confusões e intrigas com fofocas e outros sérios problemas. Há calça-comprida feita exclusivamente para mulher. Ou seja, é calça de mulher, feita para mulher, logo não é "traje de homem". Pode haver semelhança, como camisas que são semelhantes. Notamos que esta passagem de Deuteronômio 22:5, faz alusão aos que queriam usar as roupas do sexo oposto, com outras intencão que Deus não aprova. Leia o que diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher..." Portanto, eles sabiam qual era a roupa de homem, e qual era a roupa de mulher! Esta era uma lei do Velho Testamento para o povo de israel, da mesma forma que a lei ordenava apedrejar mulheres pegas em flagrante de adultério. Isso não significa que devemos abolir o velho testamento, mas o Novo Testamento, que significa Novo Pacto, Nova Aliança, esclarece o que estava no Velho Testamento, como é o caso de João 8. "Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra". Jesus chama de "acusadores" os que queriam apedrejar a mulher adúltera. Devemos ter cuidado leia o que diz Tiago 4. 11,12 "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo? Atualmente muitos vivem apedrejando o seu próximo, condenando por aparências, ou doutrinas de homens, fizeram isso com Jesus. Misericórdia!!! Do que adianta a mulher usar a saia, e usá-la justa demais ou curta? Não está a pessoa se vestindo pior do que a que usa uma calça-comprida decente?! A palavra santificação significa separação. A pessoa que se santifica, ela se separa do mundo e suas práticas pecaminosas. Se despoja do velho homem, que deseja o pecado, a prostituição, as bebedeiras, os vícios, as orgias, etc. O "velho homem" é o velho querer, as antigas vontade do pecado. Efésios 4:25-31 explica bem essa parte. Se você falava mal do seu próximo, não irá falar mais, pois você estará santificando os seus lábios. "Irmãos, não faleis mal uns dos outros". (Tiago 4:11)

Mas ainda assim muitos usam erroneamente Tessalonicenses 5:23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e alma e corpo..." Devemos nos santificar em tudo. O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Não pode ser entregue a indecência, a prostituição, a bebidas, etc. É Deus quem opera. É Ele quem toca no homem para abandonar o pecado. E não o homem com cobranças e imposições. Para confirmar esta certeza, basta ler o Versículo 24: "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará". É ELE quem faz. É Deus, através do seu Santo Espírito, é que pode tocar no homem, convencer o homem do pecado. Todo tipo de pregação deve ser analisada à luz das Escrituras. Lembre-se dos crentes de Beréia, onde foi Paulo e Silas, em Atos 17:11. Tudo que os crentes bereanos ouviam, conferiam nas escrituras para ver se realmente era assim. E aceitaram a pregação, e a bíblia diz que eles foram mais nobres que os de Tessalônica. Preste bem atenção no versículo abaixo, para edificação da sua vida espiritual e você entender melhor:  "Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim". (Atos 17:11). VEJA QUE BENÇÂO! Eles conferiam nas Escrituras tudo que era pregado, e aí sim aceitavam. E foram mais nobres que os de Tessalônica. Paulo e Silas não se sentiram ofendidos pelo fato deles conferirem com as Escrituras o que se pregava. Muito pelo contrário, era bom que eles conferissem mesmo, pois isso demonstrava uma busca sincera pela verdade. Quem busca o caminho da verdade, busca conferir o que se diz. Quem quer viver no erro jamais vai se arriscar a verificar alguma coisa. O próprio Jesus ordenava "examinar" as Escrituras. (João 5:39).

Quem está na luz não fica confuso, não fica turbado, não erra o caminho. Devemos ter muito cuidado com a falsa capa de religiosidade que ronda muitas igrejas. Apocalipse 2:18,19 adverte a igreja de Tiatira pelo seguinte: "Ao anjo da igreja em Tiatira escreve...Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança...Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos". A opção do inimigo contra esta igreja foi introduzir uma mulher que se dizia profetiza, que operava com dons. Jezabel era filha do Rei do Sidônios (1 Reis 16:31) uma adoradora de Baal. O Rei Acabe se casou com esta mulher e permitiu que ela introduzisse a adoração a Baal em Israel. Ela tinha 400 profetas que comiam da sua mesa, desfrutando de status e privilégios. Muitos pensam que o Senhor sonda as roupas para qualificar alguém, segundo a aparência. Mas este é um erro terrível. A capa de religiosidade de Jezabel ronda muitas igrejas pelo mundo. Mas à igreja de Tiatira o Senhor Jesus deixa claro em Apoc 2:23 que não é bem a roupa que Ele sonda não:  "E todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações". Sei que a irmãs e irmãos abençoados, uns que não usam bermudas porque acham pecado, outros já não acham, irmãs abençoadas que usam calça e tem um testemunho maravilhoso, outras que ja preferem usar saia e também tem um testemunho maravilhoso, irmãos que não gostam de ternos outros já gostam etc. O importante e atentarmos para a Palavra e não julgar segundo a aparência. O livro de Romanos no capitulo 14, diz que os fracos na fé eram aqueles que não comiam porque achavam que era pecado, por exemplo: Para os judeus convertidos comer carne de porco era pecado, mas para os gentios não e ficavam um julgando o outro. Quero deixar bem claro que esse texto não visa julgar o próximo, mas sim respeitar a sua maneira de vestir em Cristo Jesus.

Irmãos que Deus abençoe a cada um de vós,                                    e vamos orar uns pelos os outros.


A paz do Senhor a todos.

3 comentários:

  1. Deus conhece e o que ele realmente quer é o coração, peço a Deus para que pessoas entendam que o mais importante para Deus é a nossa alma, e o que sai da nossa boca.Que nós possamos sempre dizer coisas agradáveis e viver de acordo com o que Deus quer de nós.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a palavra
    Mais que o Espirito Santo possa trabalhar na vida de cada um e que a propria pessoa se traje decentemente para não causar escândalos.
    Seja com calça, saia, roupas com manga ou sem.
    Pois a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos.

    ResponderExcluir
  3. otima palavra tira as duvidas daquelas pessoas que querem viver de aparencia.
    no frio só eu sei o quanto as mulheres sofrem com as perninhas de fora coitadas!! é melhor usar uma calsa decente do que pegar um reumatismo.Isso não essiste

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.