sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Entenda porque na maioria das vezes você esta triste.

Você já tentou pegar o vento com as mãos? Quanto mais nós tentamos, percebe-se que não pegou nada. A vida é assim descreve Eclesiastes. Não há nada durável e também não há satisfação plena. É vazia.
O livro de Eclesiastes mostra que Salomão buscava por um significado e propósito na vida. Mas a conclusão que ele chegou era deprimente. "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade" Ec.1.2.; Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" Ec.2.11. Viveremos uma vida frustrante de realizações momentânea se procurarmos ganhar algo nesta vida que não está nela. Quando reconhecemos que essa vida terrena é temporal, somos libertados para buscar seu verdadeiro significado e propósito.

O escritor buscou significado da vida em muitas areas.

Buscou significado na sabedoria e no conhecimento:
"Disse comigo: eis que me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram em Jerusalém; com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento. Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza" Ec.1:16-18. Como esse versículo é uma verdade! Quando eu não sabia de certas coisas, vivia uma vida de ilusão, mas quando tomei conhecimento de algumas verdades aumentei e muito minha tristeza. O aumento da sabedoria e conhecimento aumentou a dor do pregador, porque teve maior percepção do mundo que o rodeava, e ficou frustrado com muita coisa inclusive com as coisas tortas do mundo que não podem ser retificadas.

Buscou significado no prazer e no uso moderado do álcool:
Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve?. Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida" Ec.2:1-3.

Buscou significado com grandes obras e compra de escravos:
"Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa” Ec.2:4-7.

Buscou significado nas riquezas e no prazer sexual:
"Também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias. Provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres" Ec.2:7-8.

Buscou significado na busca por popularidade: Ec. 4:13-16.
Depois de analizar detalhadamente, qual a conclusão que o pregador chegou? "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" Ec. 2:11. Não havia satisfação plena em nenhuma destas buscas, só felicidade momentânea por ter realizado e se mostrado. Mas entendeu que tudo isso era vaidade do homem.

O livro de Eclesiastes nos mostra que há uma infindável sucessão de acontecimentos, porque a tempo para tudo. As coisas vão acontecer quando acontecerem e haverá nada que se possa fazer ou muito pouco para mudar isso. Há muitas coisas importantes sobre as quais não temos, absolutamente, nenhum domínio: o clima, as condições econômicas, a guerra, a doença, a morte, etc. É frustrante estar à mercê de forças que não temos poder. Ec. 3 1-14. Mas é maravilhoso estar a mercê de um Deus poderoso. Porque não se pode prever nada. "Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare" Ec. 8:7.

O mesmo destino para todos.
A mesma coisa acontece aos homens bons e aos perversos. "Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo" Ec. 9:1-3. Quanto a esta vida, a mesma coisa que acontece conosco acontece aos animais: morremos e nossa carne apodrece Ec. 3:18-21. Se a vida atual fosse tudo o que há, nosso fim seria exatamente igual ao dos animais. Aqui nada é durável. Poucos anos depois que morrermos ninguém se lembrará de nós nem se importará conosco. Nosso legado será passado para alguém que não trabalhou por ele e que, conseqüentemente, não o apreciará nem usará como nós o faríamos. "Pois, tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto! ... Também aborreci todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim. E quem pode dizer se será sábio ou estulto? Contudo, ele terá domínio sobre todo o ganho das minhas fadigas e sabedoria debaixo do sol; também isto é vaidade" Ec. 2:16, 18-19. O empenho humano pouco é recordado, e na maioria do tempo esquecido.
Na maioria das vezes as pessoas pensam, "Se tivéssemos mais um pouco, poderíamos ser felizes." Assim conseguem um pouco mais; porém, ainda estão infelizes. As coisas desta vida nunca satisfazem; nosso vazio sempre fica mais e mais profundo. "Todo trabalho do homem é para a sua boca; e , contudo, nunca se satisfaz o seu apetite" Ec. 6:7. E quanto a injustiça? Faltaria espaço para descreve-la. Mas quero ressaltar apenas uma. A injustiça do povo de Deus, pois sabem o bem que deve fazer e não o faz. Apoiam o errado e condena o que é certo. "Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia" Ec. 10:1. Vemos muitos homens que foram sábios e tiveram honra mas a estultícia, transformou isso em mau cheiro. Porque Uma vez que o estulto não possui sabedoria em seu coração, é atraído para as coisas erradas e se torna injusto, as pessoas tentam corrigi-lo, mas ele se recusa a ouvir. Atitude que revela a todos a estultícia desse homem.


Algo que é rejeitado por muitos: A Velhice.
As mãos trêmulas, a postura encurvada, os dentes perdidos, a visão diminuída, a audição debilitada, o sono intermitente, a voz áspera, o cabelo encanecido, o andar desajeitado, etc. Assim, se não morrermos antes, estaremos todos destinados a esse estado débil. Ec. 12:2-8. Esta não é uma noticia muito agradável, mas precisamos receber as más notícias para procurarmos a cura. Somente quando reconhecermos a total futilidade de todos os esforços nesta vida, nos voltaremos para aquele que pode dar o significado e a satisfação que buscamos. A vida realmente tem significado, propósito e valor quando nossa meta é servir a Deus. "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más" (12:13-14). Há um espaço em nossa alma que somente Deus pode ocupar, e nunca estaremos em paz até que permitamos que ele a preencha. A vida vai se tornar vazia, a menos que façamos de Deus nossa vida. Sem ele descemos no vazio e no desespero, apesar de todos os esforços para nos enchermos com o mundo. "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade" (1:2).


Que Deus abençoe a todos e a paz do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.