segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pequei e agora? O que devo fazer?

  • O que fazer quando uma pessoa comete pecado? Há uma esperança? Deus em sua Palavra faz um convite ao ser humano: "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." (Isaías 1:18) Esta é uma promessa de que Deus quer nos restaurar e  perdoar. O que você fez no passado, no momento em que você vai a Deus tudo é perdoado. Jesus Cristo declara em Mt. 12:31: "Por isso, vos declaro: todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens..." Todo é todo! Eu não preciso dizer que dentro do todo está incluído adultério, fornicação, assassinato, assalto, tráfico de drogas, prostituição, homossexualismo, feitiçarias, todos os tipos de pecado podem ser perdoados. Precisamos ir a Jesus e aceitar o perdão, e parar de viver atormentado pelo erros do passado, "passado" e não presente.
  • Mas é só isso, peço perdão e estou perdoado é muito fácil, será verdade?O problema é que desde pequeno a pagar por tudo. E quando algo de graça desconfiamos. Dizemos: Por que está tão barato? Algo deve estar errado!. Imaginemos que você vamos a uma concessionária e um carro que custa no mínimo 40.000,00 reais, lhe é oferecido por 1.000,00 reais, você olha de um lado, olha do outro, e se questiona: Alguma coisa tem que estar errada! um carro dessa marca não pode custar 1.000,00 reais, impossível! O que esse carro tem de errado? E você tenta descobrir o problema. Vivemos em uma cultura onde somos educados a pagar pelas coisas que valem, e se algo é de graça deve estar com defeito. Concluímos que o ser humano é acostumado a pagar por tudo. Quando se trata do perdão, então pensamos: temos que pagar. Só que a Bíblia diz que somos salvos unicamente pela graça de Cristo. Em Jo. 1:9 diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."
  • Confessar, na realidade, é tudo o que o ser humano precisa fazer.Você pode dizer: "Eu tenho minha culpa, eu cometi coisas que não deveria cometer, e o versículo diz que eu tenho que confessar então tenho que fazer algo, confessar a alguém".
    Na Bíblia, que é a Palavra de Deus, é clara ao dizer que os pecados precisam ser confessados unicamente a Deus porque ele é o ofendido. Mas por que temos que confessar? Porque quando você confessa, você está, em outras palavras, reconhecendo que precisa de perdão. Vou dar um exemplo: Digamos que você esteja com um uma pequena dor em seu corpo, mas você não vai ao medico pois acha que não é nada, mas essa dor aumenta e você vai ao médico e ele lhe diz que você está com uma enfermidade terrivel, mas que ha cura, mas você não aceita. Para que serve o remédio, se você não aceita que está doente? Você tem que reconhecer, e, para que o perdão divino tenha valor, você precisa reconhecer que é um pecador, que precisa ser perdoado. A confissão é o meio através do qual você reconhece que está enfermo com o pior câncer desse mundo: o pecado. Você precisa confessar que precisa do remédio. Então, vai a Jesus, confessa o seu pecado e aceita o remédio maravilhoso que Ele tem para você. É preciso arrepender-se e aceitar o perdão.
  • Arrependimento ou remorso.Há uma diferença entre arrependimento e remorso, pois são duas coisas diferentes. Por exemplo: Você está com uma mulher que não é sua esposa, em um restaurante, namorando. De repente passa a sua frente, a irmã de sua esposa, você vê e fica apavorado. Então você começa a sofrer em seu coração, porque se a sua cunhada abrir a boca, sua esposa vai lhe pedir o divórcio e você não quer isso. Então você se ajoelha diante de Deus e diz: "Senhor, estou arrependido, por favor me perdoe, eu nunca mais vou trair minha esposa", faz mil promessas a Deus. Você pensa que está arrependido, mas isso não é arrependimento, é remorso. Sabe qual é o engano deste sentimento? É que você pensa que está arrependido, porque alguém lhe viu. Remorso, na realidade, é medo de ser exposto, e ser descoberto. Então, quando passa o perigo, você esquece. Vamos dizer que a cunhada dele não falou. Então, passando o perigo, ele esquece e volta a ser o que era antes. Agora, arrependimento não, arrependimento é sentir dor pelo que você fez, independente de ser visto, é confessar o pecado e afastar-se dele. Arrependimento, na realidade, não nasce no coração. Ele é um fruto do Espírito Santo. Você vai a Deus levando sua vida como está e Ele inspira em você o arrependimento, o nojo pelo pecado. Você percebe a coisa errada que está fazendo e pede a Deus que te de forças para mudar o rumo de sua vida.
  • Quando o pecado envolve pessoas.                                                                                         Vamos supor: no caso do rapaz que estava traindo sua esposa, ele, em um momento, descobre na Palavra de Deus que tem que confessar o pecado. Ele se ajoelha e sinceramente confessa o pecado, mas será que isso é suficiente? Ou essa confissão também envolve pessoas? Se envolve pessoas, quando isso deve acontecer? Um pastor foi convidado para almoçar com uma linda família. Eles tinham um único filho exemplo ao qual amavam muito, estava na faculdade. O pai fazendo planos para o filho quando ele se formasse. esposa chamou o pastor à parte e disse: "Pastor, eu tenho uma amiga e éla não agüenta mais, tem um peso em seu coração que carrega a dezoito anos, como eu vi o senhor pregando e falou muito ao meu coração achei que o senhor poderia ajudar. Éla há dezoito anos atraz adulterou, e veio a engravidar deu a luz a um filho a quem ama muito, e o esposo pensa que o filho é dele, mas é de outro homem. Éla nunca mais viu o pai dele, não sabe nem onde está, e nem quer saber. Se arrependeu, deixou aquela vida. Só que o marido não sabe, ele ama esse filho e acredita que esse filho é dele. Pastor o que éla deve fazer? Deve confessar agora o seu pecado? Já confessou a Deus, mas precisa confessar ao seu marido a Igreja?" E agora, que situação difícil. Não sei se éla falava de si ou da amiga, enfim.
  • Acredito que há circunstâncias que além de confessar a Deus, precisamos confessar aos homens.Vamos dizer que eu roubei mil reais de uma pessoa sem éla saber. E ninguém vai descobrir, ninguém vai saber nada. Eu lhe enganei e peguei mil reais e éla não percebeu. Não existe possibilidade de alguém descobrir. Só que eu vou a Jesus e o Espírito de Deus toca meu coração e eu sinto arrependimento, sinto dor pelo que fiz. Eu confesso meu pecado a Deus vou a pessoa e digo: Você tem confiança em mim, eu sei, mas sabe, há dois anos atrás, eu fui desonesto com você. Você nunca percebeu, mas eu lhe roubei mil reais e já confessei a Deus meu pecado, estou arrependido e quero lhe devolver, pois não posso continuar com essa culpa.
    Confissão é sinônimo de restauração?Nesse caso dos mil reais cabe a restauração, mas no caso anterior, o caso do filho daquela mulher, de que vai ajudar ela avisar ao marido, avisar ao filho? Você já imaginou a tragédia!? Então, há circunstâncias que o próprio sentido comum, ou melhor, o próprio Espírito de Deus nos dá o sentido comum para saber quando, a confissão em lugar de consertar alguma coisa, somente traria dor, desespero e prejudicaria todo mundo. O Espírito de Deus vai dizer na hora. "...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve..." (Isaías 1:18). Isso é uma promessa de perdão completo. Na realidade, eu não diria que Ele risca, diria que Ele apaga completamente. A Bíblia está cheio de lindas promessas: "... lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19); "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" (Salmos 103:12). Esses versículos falam de perdão, de uma restauração completa. Perceba que o problema não está com Deus, o problema do pecado está com o ser humano. Sabe por quê? Porque Deus pode perdoar tudo, tudo mesmo!
  • O pecado que Deus não perdoa.Não há pecado que Deus não possa perdoar. O problema não é com Deus. O problema é conosco. Às vezes, chegamos a um ponto em que não queremos mais ser perdoados e não aceitamos mais o perdão. A Bíblia chama isso de pecado contra o Espírito Santo. Em Mateus 12:31 diz: "...todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada." Mas qual é o pecado contra o Espírito Santo? Creio que é aquele que você brinca, brinca, brinca com o pecado; e chega um ponto em que o coração se endurece, você já não sente mais dor pelo que faz, muito menos irá sentir necessidade de perdão. E ai do seres humanos! Eu não gostaria nem de pensar no caso de um ser humano que por brincar, por tratar com leviandade as coisas divinas, chega ao ponto de se endurecer com as coisas de Deus, porque para eles não há perdão! Mas se ainda nos sentimos incomodados com as coisas que não agradam a Deus é porque temos o Espírito Santo nos levando ao arrependimento e você pode ir as promessas de suas palavras "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." João 1:9. Deus não apenas promete nos perdoar mas, também nos purificar, nos transformar. Portanto, quando o Espírito de Deus lhe der certeza do perdão e convidar para uma nova vida, o melhor é abandonar imediatamente todo o pecado, e correr para os braços de Jesus.
Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.