terça-feira, 23 de novembro de 2010

A decisão dos discípulos. Atos. 4. 1-19

Os discípulos de Jesus tiveram que tomar uma decisão, porque se não corriam o risco de ficar debaixo de ordens que não eram de Deus. Os discípulos tomaram uma decisão, em meio a perseguição e as provas. Decidiram que obedeceriam a Deus custe o que custar!

Tudo o que os homens exigirem de nós deve ser avaliado pela palavra, e se o que for exigido estiver em desacordo com a palavra de Deus deve ser desobedecido. A submissão às autoridades civis continua, mas a obediência deve ser somente a Deus. Se as leis dizem que não se deve disciplinar os filhos nem corrigi-los, fica-se com a palavra de Deus, e não com as leis do governo. O mesmo princípio vale para tudo o que contraria os ensinamentos da Bíblia.

Os três jovens companheiros de Daniel não obedeceram a ordem do rei de se prostrar perante a estátua de Nabucodonosor (Dn 3), e ao serem inquiridos pelo rei, responderam: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”. Decidiram morrer, mas não se submeteram a ordem do rei, porque era contrária a sua fé. Daniel, preferiu ser lançado na cova dos leões, mas não deixou um só momento de orar a seu Deus (Dn 6). Os apóstolos decidiram obedecer a Cristo a se submeterem às ordens dos políticos e religiosos da época (At 4.19).

A igreja se submete na terra ao que é material. Seus membros aprenderam a ter um coração submisso, mas sempre desobedecerão quando as leis criadas pelas autoridades entram em conflito com a lei maior, as leis de Deus. Essa é a nossa história. A igreja sobreviveu a dois mil anos de história, seguindo o rumo que Deus preparou pra ela.
Deixo um alerta a todos aqueles que vendem e mercadejam a igreja: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Co 3.17). Quem é esse santuário? Nosso corpo individual? O cristão como indivíduo é o templo de Deus, mas aqui Paulo está se referindo ao corpo de Cristo como congregação. A igreja tem um Deus que sai em sua defesa, e mesmo que a prisão ou a morte tentem calar a voz profética de Deus na terra, a igreja sobreviverá, porque Deus sai em sua defesa porque dela cuida!

“Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus?” (At 4.19).

A paz do Senhor.

Um comentário:

  1. Eu quero sempre ouvir a voz de DEUS, e tenho colocado ela como primeiro lugar na minha vida, essa palavra me confortou muito, pois estou na direçao certa! lampada para meus pés e a tua palavra e luz para meu caminho! quero servir a DEUS acima de tudo, até das minhas propias vontade se desejos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.